Museu de arte islâmica do Qatar
Ocupando uma área total de 45.000m , o Museu de Arte Islâmica do Qatar está localizado em uma Península artificial com vista para o extremo sul da Baía de Doha. A responsabilidade da sua construção ficou por conta da empresa turca, a Baytur construction em 2006.
O arquiteto do museu foi o I.M.PEI ,fez todo um trabalho de pesquisa sobre a arquitetura e história muçulmana, em uma missão de seis meses viajando por todo o mundo muçulmano e lendo muitos textos muçulmanos para inspirar o seu design. Assim como tudo no Qatar o MIA é muito imponente é magnífico.
Na construção do MIA foi tudo projetado estrategicamente, desde a sua estrutura em uma ilha autônoma ,para evitar invasões de outras edificações no futuro.
O prédio é um monumento que podemos admirar a sua magnitude de todos os ângulos por dentro, por fora, pelo mar, e pelo calçadão da Corniche. É realmente algo esplendoroso. Os espaços da galeria interior foram desenhados por uma equipe do Wilmatte Associates.
Foi inaugurado em 22 de novembro de 2008 pelo então emir do Qatar( Doha Qatar, o que fazer ? ), Sheik Hamar.Mas, só foi aberto ao público a partir de 8 de dezembro de 2008. O MIA é realmente incrível, ele compartilha conhecimento e ao mesmo tempo desperta uma curiosidade, compreensão e muito entusiasmo.
Como uma apaixonada pela cultura islâmica, realmente fiquei impactada com todo o acervo que o museu tem. Ficaria ali por horas e horas, porque tem muita coisas maravilhosa mesmo.