Brasil,  Gramado,  Viagens

O que fazer em Nova Petrópolis

Vamos falar sobre o que fazer em Nova Petrópolis, esse lugar tão lindo e tão rico em cultura e história.

Localizada na Serra Gaúcha, Nova Petrópolis foi fundada em 7 de setembro  de 1858 por imigrantes alemães oriundos da Pomerânia, Saxônia, Boêmia e do Hunsruk dos quais descendem a maioria dos seus habitantes.

Nova Petrópolis é também o berço do Cooperativismo de Crédito da América do Sul.

A maior parte da população é de origem germânica de várias regiões do antigo Reino da Prússia, Reino da Baviera e Boemia. Na época trouxeram seu idioma, como o Pomerano, Boemio e Hunsrück. O que prevaleceu foi o Hunrisk  Idioma originário da Região da Renânia (hoje estado da Alemanha).

Cerca de 70% da população de Nova Petrópolis fala esse idioma, o Hunsrück, sendo uns 50% na área urbana e mais de 90% na zona rural.

Em meio ao verde exuberante da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis se destaca pela sua paisagem, casarios antigos, praças e jardins floridos.

Confesso que nunca vi jardins tão bem cuidados na vida. Parece que estamos na Europa. Eles trocam os canteiros em cada estação por flores que se adaptam as suas particilaridades.

Nova Petrópolis cultiva seus costumes com muita força e representatividade, sendo uma das joias mais germânicas da Rota Romântica.

Fiquei impactada quando soube que até hoje por lá algumas pessoas falam alemão, preservando as suas origens, além das danças e músicas folclóricas, os trajes típicos, a gastronomia germânica e a arquitetura enxaimel que perpetuam a identidade trazida pelos desbravadores desta terra.

Fizemos um roteiro de três dias pela cidade e vou contar tudo aqui para vocês sobre o que fazer na Alemanha da Rota Romântica.

O que fazer em Nova Petrópolis em 3 dias

Dia 1

Jardim do Moinho

Jardim do Moinho

Então, no primeiro dia começamos visitando a propriedade de Cláudio e Marina Hillebrand, na Volta Redonda, divisa de Linha Imperial e Linha Brasil.

No Moinho, que funcionou de 1878 a 1977, descobrimos como se fazia farinha de milho, trigo e centeio, além de como descascavam arroz, painço e cevada. Nesta propriedade também era feito óleo de amendoim e de semente de abóbora, utilizada nas lamparinas para iluminação.

Iniciamos o roteiro no Museu da Família ,onde objetos, móveis e documentos relatam a história dos imigrantes.

Logo após, seguimos para o Moinho e Serraria, datados do século XIX, e encante-se com a arquitetura enxaimel da casa da família.

Fiquei realmente encantada com roda imensa que gerava energia girando. Um lugar com muita história mesmo.

De sexta a domingo, o Jardim de Moinho abre para o almoço. Com certeza deve ser uma experiência super diferente e incrìvel.

Cervejaria Edelbrau

Cervejaria Edelbrau

Experiência Edelbrau

Em Nova Petrópolis como uma cidade autenticamente germânica não poderíamos deixar de fazer um tour nas cervejarias. Então, fomos conhecer primeiro a Cervejaria Edelbrau que nos proporcionou uma experiência bem diferente.

A Edelbrau consegue ao mesmo tempo ser conservadora e ousada no quesito cervejas. As cervejas tradicionais seguem à risca a lei de pureza alemã de 1516, a Renheitsgebot.

Por outro lado, as cervejas inspiradas nas escolas belga, americana e inglesa ousam mais, destacando lúpulos e ingredientes inusitados.

E para celebrar e valorizar o trabalho artesanal, em 2018 a Cervejaria Edelbrau ganhou um mascote: o Cuco. Inspirado no ofício artesão de confecção dos relógios cuco alemães, o mascote de canto único traz a ideia de voar em busca de novos desafios e experiências para produzir cervejas ainda mais inusitadas.

O Cuco também representa a liberdade e nos convida a fugir dos compromissos do dia a dia e vivenciar momentos de confraternização e diversão.

Chegamos na cervejaria e nós mesmo fomos descobrindo o seu universo, as suas curiosidades, premiações e também logo após podemos fazer a degustação.

Achei super bacana como eles são sustentáveis, a água da chuva é reutilizada para limpeza da fábrica, na irrigação do jardim, vaso sanitário, no processo de produção como na pasteurização, aquecimento e esfriamento das cervejas.

Além disso, fazem um trabalho incrível de parceria com a comunidade eles fornecem o bagaço da cevada para os produtores rurais alimentarem os animais e em troca recebem lenha para usar no maquinário da fábrica.

Parque Ninho das Águias

Pôs do sol no Ninho das àguias

O imperdível Pôr do Sol no Parque Ninho das Águias

O PARQUE NINHO DAS ÁGUIAS é uma propriedade privada com 8.000 m² e está situado a uma altitude de 866 metros e foi aberto ao público em outubro de 2020.

O Parque surgiu quando a rampa de voo livre administrada pela prefeitura local foi fechada a visitação por conta da pandemia. Desta maneira, o acesso a uma das áreas verdes mais bonitas da cidade passou então a ser visitada por meio do Parque Ninho das Águias e aquele deslumbrante  pôr do sol tão apreciado da rampa.


Com uma enorme área verde, o parque que sempre foi seguro, passou a ser também uma ótima opção de passeio nos finais de semana.


Atualmente, o parque ampliou suas instalações, aumentou sua capacidade de atendimento e tem se tornado uma rota turística na cidade de Nova Petrópolis, RS.


Durante a experiência podemos nos conectar natureza exuberante, do mais lindo pôr do sol e se os ventos forem favoráveis, observamos a prática de voo livre que é uma paisagem espetacular a céu aberto.

Cervejaria Traum

Cervejaria Traum

Nada melhor para fazer em terras Germânicas do que vivenciar experiências autênticas. Então, uma grande pedida para um Happy Hour em Nova Petrópolis é a cervejaria Traum.

As cervejas da Traum são excelentes. Tivemos a experiência no seu pub que é super bacana. O nosso pedido chegou tão rápido que fiquei impactada.

Provem o bolinho de batatas e as batatas rústicas acompanhadas dos molhos.

Dia 02

Linha Imperial

Linha imperial

A Linha Imperial fica localizada no distrito de Boêmios, no caminho para Gramado.

Essa localidade possui grande importância histórica, pois nela ocorreu a fundação da Cooperativa de Crédito e Poupança (atualmente Sicredi) em 1902,fato esse que tornou o município de Nova Petrópolis o berço do cooperativismo de crédito da América Latina.

Casa Sander

Casa Sander

A Casa Sander tem um visual incrível. Muitas plantações de frutas vermelhas, videiras e lavandas.

Mas, o melhor de tudo são as suas geleias que foram as melhores que já comi na vida. São infinitas opções, mas a de abacaxi com pimenta, a de cebola no vinho, a de pimenta e de figo ganharam o meu coração.

o Cenário é deslumbrante, uma excelente opção para um piquenique sem hora para acabar. Um lugar para a gente fazer aquela maravilhosa escapada.

Parador Malakoff

Parador Malakof

O Parador Malakoff foi amor á primeira vista. Um lugar com muita personalidade e autenticidade .

Imaginem que eu consegui deixar o meu celular de tanto que me desconectei.

Não sei como posso chamar a vivência, experiência Malakoff , sei que é algo incrível.Amei a casa, amei o almoço, a paisagem.

O luxo dele está na simplicidade. A casa transborda alegria nas suas cores, misturada com o alto astral da proprietaria Marlucia, que é uma querida.

A gente se sente abraçado, acolhido. O cenário é incrível. Uma verdadeira experiência de luxo e exclusividade.

Fiquei com vontade de voltar e me hospedar naquele lugar, que deve ser sensacional, dormir e acordar ali.

Dia 03

Praça das flores e Labirinto verde

Labirinto verde

A Praça das Flores, como é carinhosamente conhecida a Praça da República, está situada no coração de Nova Petrópolis, junto à Avenida 15 de Novembro.

O atrativo turístico é o mais visitado na cidade porque o complexo da Praça das Flores une os canteiros floridos de plantas da estação cada vez mais coloridas com o Labirinto Verde, o Monumento ao Cooperativismo, o Monumento Portal da Imigração, o Monumento da Bíblia e Pirâmide Natalina – Weihnachtspyramide.

O espaço conta ainda com a Casa do Artesão, espaço de comercialização de produtos e artigos produzidos pelos artesãos locais. 

A história da Praça da República, situada junto à Avenida 15 de novembro, entre as ruas Rui Barbosa, Frederico Michaelsen e Sete de Setembro, confunde-se com a história da própria Colônia Provincial de Nova Petrópolis, quando a sua criação em 7 de setembro de 1858, foi incluída no Plano Diretor pelo primeiro Diretor da Colônia, o agrimensor D.José Maria Vidal.

Tour Panorâmico de jardineira

jardineira nova petropolis

A melhor maneira de conhecer Nova Petrópolis ,é no passeio de jardineira. Fazemos um tour geral, com muita história e gargalhadas.

São 45 minutos de muita história e diversão. O tempo voa. Podemos conhecer lugares importantes na cidade. Realmente achei super válido.

São extremamente pontuais. A jardineira sai e volta para a Praça das Flores, que é muito linda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *