Viagens,  Brasil

Catedral de Pedra de Canela

Catedral de Pedra de Canela
Logo que entramos no centro de Canela, podemos avistar a imponente e majestosa Catedral de Pedra de Canela. A sua imponência impressiona muito, sendo assim, foi eleita uma das sete maravilhas do Brasil pelo Portal Terra em 2010.

São centenas de pessoas fotografando diariamente ali. Quem não sonha com uma bela foto na Catedral?

Já estive mais de dez vezes em Canela e confesso não resisto e sempre quero mais foto ali. Se o dia estiver lindo e ensolarado melhor ainda.

A sua beleza e magnitude é vista durante todo o dia, pois a noite ela fica iluminada diariamente. Se eu puder te dar um conselho, é se hospedar o mais próximo dela possível.

Localizada no centro de Canela, tudo gira em torno da icônica Catedral de Pedra.

A história da Catedral

Vamos falar um pouco sobre a sua história da imponente Catedral de Pedra , que é algo importante de saber e poder entender todo o seu contexto. Realmente a acho impactante de verdade.

A sua construção começou em 1953 e teve a sua finalizada em 1987, idealizada pelo cônego João Marchesi e com projeto arquitetônico de Bernardo Sartori. 

Com o seu estilo neogótico inglês, a igreja possui uma torre com 65 metros de altura, e um carrilhão de 12 sinos de bronze, chamado de Carrilhão da Independência, que foi fabricado pela fundição Giácomo Crespi, na Itália, e instalado em 1972.

Devido a um problema estrutural na torre, apenas três sinos eram usados. No entanto, após reformas, os sinos passaram a funcionar em 2005.

A beleza interior da Catedral de Pedra

No interior da Catedral, destacam-se três painéis pintados pelo artista gaúcho Marciano Schmitz, retratando a Aparição de Nossa Senhora, a Alegoria dos Anjos e a Anunciação. 

Os quadros da Via Sacra foram feitos pelo pintor, escultor e restaurador uruguaio Pablo Orono Herrera. O artista usou madeira e argila, tendo ao fundo pintura sobreposta de imagens em argila.

Por trás dos vitrais

Os vitrais da igreja representam a Ladainha de Nossa Senhora. O altar, cujo tema é a Santa Ceia, foi esculpido em madeira pelo escultor uruguaio Júlio Tixe.

Museu de Sinos da Catedral

A igreja também abriga o museu “Os Sinos da Catedral”, que conta a história da construção do templo, além de visitas guiadas à torre, mediante pagamento de ingresso (com isenção para os moradores da cidade de Canela, através da apresentação do comprovante de residência).

O show de Luzes da Catedral de Pedra

Durante a noite ,a Catedral de Pedra faz um espetáculo com seu show de luzes coloridas iluminando, sendo mais uma atração em Canela.

O espetáculo do acendimento das luzes é é algo realmente imperdível. Todos devem colocar na sua agenda, pelo menos um dia durante o período de Natal.

Fiquei impressionada e impactada com o o show de luzes. Realmente, não imaginava algo tão lindo. E precisa estar em qualquer roteiro para a região das hortênsias.

No período do Natal, ela fica incrivelmente decorada ,e o mais momento marcante é a descida do Papai Noel do alto da torre da Catedral.

Um momento que faz a felicidade de milhares de turistas que estão na cidade de Canela para ver esse espetáculo do acendimento das Luzes da Catedral de Pedra.

Horário das missas

As missas na Catedral de Pedra são celebradas de segunda a sexta-feira às 18h30, aos sábados às 18h e aos domingos às 8h, 10h30 e às 18h. Por ser um dos mais famosos atrativos turísticos da região, a paróquia decidiu instituir um horário de missa que é especialmente dedicado aos visitantes.

Missa do turista

Por ser um dos mais famosos atrativos turísticos da região, a Catedral de Pedra decidiu instituir um horário de missa que é especialmente dedicado aos visitantes. A prestigiada missa dos turistas acontece aos domingos ás 10:30.

Melhores vistas para a Catedral de Pedra

Pousada Catedral

Para os grandes admiradores da Catedral de Pedra, informamos que eles podem ter o grande privilégio de dormir e acordar com vista para ela.

Como assim??A Pousada Catedral fica em frente a Catedral e podemos tomar um delicioso café da manhã admirando a sua beleza.

Recomendamos que você reserve um bom tempo da sua manhã para viver esse momento imperdível acompanhado de um delicioso Waffle fresquinho feito especialmente para você.

A pousada é bem confortável e bem localizada no coração de Canela. O atendimento é impecável. O recepcionista Moisés é um querido, super prestativo.

A nossa estadia foi incrível, pena que não deu tempo de curtirmos a lareira e apreciar a Catedral iluminada a noite.

Sugerimos guardar um espaço na sua agenda para curtir também a hospedagem com um bom vinho, lareira e as luzes da Catedral.

Catedralle Galeteria

Ficamos impactados com a vista do restaurante para a Galeteria. Se você quer garantir uma foto linda, esse é o lugar ideal.

Avisamos logo que a reserva tem que ser feita com bastante porque são apenas duas ou três na frente que conseguimos as melhores fotos.

No restaurante, eles servem uma sequência de massas artesanais, tanto no almoço como no jantar. As massas são deliciosa, assim como os galetinhos.

Para quem não sabe, o galeto é típico na gastronomia italiana e é algo imperdível de se comer na Serra. Quem visita a Serra precisa viver essa experiência gastronomica.



Catedral de Pedra : Horarios


OPDE

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *