Impacto do coronavírus no turismo.
Na opulenta e contraditória Dubai, descobri que o mundo estava prestes a embarcar em um longo inverno
A notícia de que a Organização Mundial da Saúde havia declarado pandemia de coronavírus chegou enquanto eu visitava o Museu das Ilusões em Dubai, uma coincidência que não poderia passar despercebida. Enquanto eu me divertia com brincadeiras de ótica e perspectiva, o mundo passava a ver o tal Covid-19 como uma ameaça global.
Os grupos do Whatsapp bombando com mensagens e links relacionados ao anúncio não condiziam com o clima tranquilo e elegante de Al Seef, um bairro inteiramente construído entre 2016 e 2017 que imita como era a Dubai do passado – um pequenino vilarejo de pescadores de pérolas do Golfo. Apesar da habilidade dos emirates na área de construção civil ser impressionante, os tapetes árabes e as casinhas cor de ocre não eram suficientes para esconder os logos de grandes marcas internacionais, como o do Starbucks e o do Dunkin’ Donuts.
Tal jogo de mostra e esconde se repetiu ao final do dia, na minha chegada ao hotel. Depois de ser recebida com sorrisos calorosos pela equipe da recepção, fui para o meu quarto, mas não consegui destrancar a porta com o cartão. A primeira suspeita foi a de que o mesmo teria desmagnetizado, então voltei ao lobby para resolver a questão. Ali, fui informada de que o hotel estava passando por problemas de manutenção e que, por isso, eu teria que mudar não só de quarto, como de hotel.
Sem entender o porquê de não terem me comunicado aquilo no momento da chegada, voltei para o quarto às pressas para fazer as malas. Só depois descobri o real motivo daquela confusão: devido aos cancelamentos e à baixa ocupação de turistas por conta do coronavírus, a rede achou que fazia mais sentido concentrar todos os seus hóspedes em um único hotel e fechar suas outras unidades.
O hotel para onde eu seria transferida era logo ao lado – e também bem superior. O que já estava bom ficaria ainda melhor: eu iria de um quatro-estrelas de estilo contemporâneo para um palacete cinco-estrelas. Enquanto percorria o curto trajeto de uma unidade à outra, que estava cheio de dondocas preocupadas em não amassar suas roupas de balada penduradas em cabides durante a mudança, não pude deixar de ficar um pouco contente por esse inusitado upgrade.