Irã
É praticamente impossível não se encantar pela riqueza que têm esse país. O Irã tem o povo mais hospitaleiro e generoso do mundo e que faz questão de receber muito bem os turistas que vão conhecer o seu país .
Localizado no Golfo Pérsico ,onde faz fronteira com o Qatar, Arábia Saudita,Kwait,Bahrein, e Emirados Árabes Unidos. Ao norte, com o Mar Cáspio e ao Sul com o mar Arabico,com o Iraque (famoso pela Guerra Iran x Iraque), Turquia,Azerbaijão, Turcomenistão, Afeganistão, Paquistão e Omã.
Exatamente, em 1° de abril de 1979, aconteceu a tão famosa Revolução Islâmica no Irã, que até então era uma Monarquia autocrática pró ocidente comandada pelo Xá Mohammed Reza Pahveli, em uma República Islâmica teocrática sob o comando de um Líder Religioso Supremo .
Durante a Dinastia do Xá, que foi um reinado da família Pahveli que passou do pai Reza Xá para o seu filho Mohammed Reza Xá. Nesse período,havia uma aproximação e alinhamento com o Ocidente (em especial com os Estados Unidos) social,cultural e politicamente. Havia também uma perda (intencional) da identidade persa com a oficialização do nome Irã em 1935. Existia ali uma forte modernização secularizada, sem fortes características religiosas e também a mulher tinha mais liberdade.
O país começou a ter altos índices de desemprego e a pobreza só aumentava, o que deixava a maior parte de população insatisfeita fazendo com ela apoiasse a Revolução.
No momento em que ocorre a Revolução Islâmica, voltam as raízes religiosas e ideológicas também. Começando pelo afastamento com o Ocidente, em especial os Estados Unidos .
A maior parte da economia da economia no Irã é proveniente do Petróleo ( desde a extração até o refino).
O Irã como muita gente pensa não é árabe,inclusive eles divergem religiosamente pois árabes são sunitas, que formam o maior ramo do Islão e os persas que são a maior parte dos Iranianos são xiitas .
A língua falada no Irã é o Farsi, que me pareceu muito com o francês nas pronúncias. Mas , eles usam o alfabeto árabe. Apenas a população mais jovem fala o inglês e no Irã eles nem sempre aceitam o dólar e nem cartões de crédito.