Como tirar o visto para o Iran?
Então, essa era uma dúvida que eu tinha e fui perguntando a quem já tinha ido e como fazia para conseguir.
Sim,é necessário visto, o chamado Visa on Arrival ( VoA) para entrar no Irã e a boa notícia é a que brasileiro tem a opção de solicitar online ou tirar na chegada no aeroporto.
Eu prefiri tirar no aeroporto na chegada a Tehran que foi por onde entrei no país e foi super tranquilo. Não tive nenhuma dificuldade. As pessoas foram super simpáticas e prestativas.
Não sei dizer se ajudou ,mas eu creio que de certa forma sim, assim que cheguei paguei logo o valor do visto antes da aprovação. Achava que tinha que pagar antecipado, mas isso acho agilizou a liberação. A demora foi o sistema que caiu.
Passamos por uma entrevista e uma dica importante é contratar um seguro viagem que cubra o Irã,caso contrário tem que comprar lá na hora antes da aprovação. O que eu tinha já cobria o que também facilitou o processo.
Alguns países são isentos do visto, como : Armênia,Azerbaijão,Bolívia,Egito,Venezuela,Malásia ,Sérvia ,Turquia e Venezuela
Exigências para visto (VoA) na chegada
– Chegar ao país por um dos aeroportos internacionais. Cheguei pelo de Tehran é a atual capital do país, o Tehran Mehrabad Airport;
– Ter o passaporte válido por pelo menos 6 meses ;
– Apresentar carta convite ou a reserva do hotel para os primeiros dias de viagem. No meu caso levei as reservas dos hotéis de Tehran e Shiraz;
– Não ter evidência de visita a Israel. Para quem visitou é aconselhável trocar o passaporte;
Apresentar a passagem com a data do retorno para comprovar a saída. Lembrando que o prazo do visto são 30 dias;
Estar vestido de acordo com as normas do país. As mulheres já entram com o seu véu, punhos e quadris cobertos e não pode calça rasgada e nada marcando o corpo .E homens com calças e camisas.
Pagamento da taxa de 80 euros;
– Seguro viagem que cubra a sua estadia lá ou se não tiver compra no momento do visto ( VoA);
Lembrando que é possível estender o prazo do visto por mais 30 dias e para isso você paga mais 16 dólares. Para conseguir é necessário o Departamento de imigração das principais cidades e apresentar alguns documentos que são:
– Passaporte
– Cópia do passaporte e do visto ( VoA)
– Duas fotos 3×4
Lembrando que se for mulher a foto tem que ser com o Hijab.
Então, pode arrumar as malas e mergulhar nesse universo de cultura e história.