Com neve, restaurante de luxo em Gramado tem 300% de aumento na procura por reservas
A neve que cobriu cidades do Sul do país nos últimos dias viralizou nas redes sociais e também ajudou a movimentar o turismo em cidades como Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. O restaurante de luxo Vatel, localizado no centro da cidade, viu os pedidos de reserva crescerem 300% para este final de semana.
O restaurante foi fundado em fevereiro de 2019 e precisou fechar as portas pouco mais de um ano depois, por conta da pandemia. “Estávamos começando a ter um bom retorno nos negócios”, afirma o diretor da casa, Umberto Beltramea.
De lá para cá, ele calcula que o restaurante tenha reaberto e fechado quatro vezes. Pouco antes do início da pandemia, a casa abriu um bar anexo, chamado Fouquet.
“Hoje, estamos relativamente satisfeitos com o fluxo de clientes. Apesar da pandemia, quem está vindo para a Serra é um cliente com um poder aquisitivo maior, que mora em Porto Alegre ou em Santa Catarina. Muitos têm apartamentos em Gramado. Com a chegada do frio, sobretudo nos últimos três dias, movimentou muito mais”, explica.
O tíquete médio do restaurante pode chegar a até R$ 400 por pessoa, dependendo do prato e vinho escolhidos. A garrafa mais cara da casa pode sair por até R$ 2 mil. “Temos uma proposta de culinária francesa autoral. O nosso chef é autor de pratos com ingredientes e técnicas de cozinhas francesas”, diz Beltramea.
Como o restaurante tem como proposta a experiência, decidiu por não fazer delivery durante a quarentena. Há diversos avisos nas redes sociais da casa sobre possíveis golpes com a prática, inclusive. Durante esse período, os salários foram pagos pelos investidores da casa, de acordo com Beltramea.
“O delivery deve ser requintado, como se fosse um serviço no restaurante, necessita uma logística. Mas não chegaria ao cliente em uma qualidade que somos acostumados a trabalhar. Com tudo isso, pensamos que não valeria a pena tentar essa aventura”, afirma.
Durante esse período, mesmo com as portas fechadas, o restaurante recebia pedidos de reserva pelas redes sociais. Com a reabertura, há cerca de um mês e meio, o fluxo começou a aumentar aos poucos e teve o pico neste final de semana.
Originalmente, a casa tem cerca de 15 mesas, ou 58 lugares, que já operam com distanciamento de cerca de um metro, pelo perfil do negócio. Agora, apenas 10 mesas estão disponíveis para reserva e há álcool em gel e máscaras disponíveis para os clientes.
O inverno é período de alta temporada na Serra Gaúcha. Mesmo com a pandemia, a cidade vinha promovendo atividades turísticas em junho e julho. A 48ª edição do Festival de Cinema também está prevista para setembro.
Fonte: