O que fazer em Cambará do Sul
Vamos falar aqui sobre o que fazer em Cambará do Sul, a “terra dos cânions” e a “capital do mel”. Cambará é campeã no ranking de baixas temperaturas, no inverno é um dos destinos mais frios do Brasil.
Em Cambará do Sul estão as sedes do Parque Nacional de Aparados da Serra e do Parque Nacional de Aparados da Serra.
Além disso, é onde estão localizados, dentre vários outros, os conhecidos cânions do Itaimbezinho, Fortaleza, Churriado e Malacara.
O Parque Nacional de Aparados da Serra em parte também está localizado no município de Praia Grande, no estado de Santa Catarina, banhado pelo rio do Boi, onde detêm de inúmeras cachoeiras, tais como, Leite de Moça e Braço Forte, onde são as principais.
Quantos dias ficar em Cambará do Sul?
Cambará do Sul é um destino lindo , com muita natureza, mas que ainda não possui muita estrutura.
Uma excelente opção para quem gosta de uma boa hospedagem e quer se desconectar.
Acho os passeios para cânions imperdível, mas vou logo avisando que você tem que contar com o fator sorte para poder ver por conta da neblina.
Então, eu recomendo de três a quatro dias para você conhecer pelo menos os dois cânions e ainda descansar e desfrutar das mais belas paisagens.
Cânion Itaimbezinho
O cânion Itaimbezinho foi o primeiro que fomos conhecer em Cambará do Sul.
Ele está localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra com duas trilhas na sua borda com 5.500 metros de extensão e sua profundidade chega até 720 metros.
Fizemos a trilha e achamos super tranquila.
Primeiro fizemos a trilha do vértice na qual percorremos 1,5km pela sua borda onde tivemos uma visão de mais ou menos 45% do cânion pelo seu início e duas cachoeiras de frente a das Andorinhas e véu de noiva.
Na segunda parte, andamos 6km entre mata nativa e a borda do cânion e ai sim tivemos a visão de 75%.
As trilhas são super tranquilas, onde pode ir toda a família, desde crianças a idosos. Não precisa de guia, pois ela é toda sinalizada.
Cânion Fortaleza
O Cânion Fortaleza em fica localizado no Parque Nacional da Serra Geral com mais de 17000 hectares de preservação.
Esse parque tem duas trilhas na sua borda, fizemos as duas , mas só conseguimos finalizar uma ,justamente por conta da neblina.
Na primeira percorremos 3,5km de caminhada, subindo o ponto mais alto cânion e daí tivemos uma vista de 95% do cânion e também conseguimos avistar a região costeira de Santa Catarina e também o litoral norte Gaúcho na cidade de Torres.
Cambará Eco Parque
O Cambará é uma excelente opção de hospedagem par quem quer curtir uma “Slow Travel”. Além disso, são chalés maravilhosos para curtir momentos inesquecíveis.
Tivemos duas experiências incríveis no Chalé das Pedras e no Chalé da Lua. Realmente, são duas opções de hospedagens muito boas.
O Chalé da Pedras é muito bom, com cozinha,e uma vista linda para as araucárias.
O Chalé da Lua, é uma hospedagem muito especial.O espaço é lindo, uma casa na árvore. Além disso, tem um toque muito especial, que é um hidromassagem na varanda.
Todo o complexo é lindo e aconchegante. Tem um mais novo, que é o chalé das Araucárias .São ótimas opções de hospedagem para uma escapada em Cambará do Sul.
Parador Cambará
Posso dizer que o Parador foi o que me levou a conhecer o destino Cambará do Sul. Todo o lugar tem um conceito e uma energia diferente.
O Parador tem um conceito de “Glamping”, que é um mistura de Glamour com camping. Com as sua barracas térmicas, inspiradas nos lodges africanos, o Parador é um sucesso.
As barracas são rústicas, mas bem confortáveis. O café da manhã é muito bom e a fazenda é linda.
Um cenário de filme. Nos finais de tarde, é servido um chá. Além disso, o atendimento também é impecável.
Achei um lugar muito romântico para uma viagem em casal. Enfim, um lugar para se desconectar e fazer uma imersão na natureza.